


Pelo terceiro ano consecutivo, o Festival abre convocatórias com prêmios para artistas, o meLAB - Laboratório Música Estranha, com o objetivo de mapear e estimular a circulação e a criação entre artistas em rede. O festival espera dar espaço a propostas não usuais, marcadas pela experimentação e pelo risco. As chamadas são dividas em 3 eixos: Artivismo, Mulheres Criadoras e Showcases.
O Prêmio Criação Musical-Visual Mulheres Criadoras foi inaugurado em 2016 e visa estimular o protagonismo da mulher na criação de trabalhos que se situam na interseção entre a música e o meio visual. Já Prêmio de Criação Musical-Visual: Artivismo busca propostas que possuam o Artivismo como base conceitual, trabalhando arte e política, estimulando os destinos potenciais da arte enquanto ato de resistência e subversão.
RESIDÊNCIA MUSICAL-VISUAL IBERMÚSICAS/ meLAB
O 5º Festival Música Estranha lança convocatória para a seleção de 01 criador(a) musical que irá participar de residência artística juntamente com artista visual para a criação de obra original envolvendo as linguagens sonora e visual.
A Residência tem como objetivo estimular vivências, apoiar a pesquisa e a inovação, e fortalecer o sentido de pertencimento e cooperação entre artistas ibero-americanos, colaborando para a consolidação de uma nova cena da música de invenção, potente e criativa, que emerge desse território.
Podem participar da seleção candidatos que pertençam, por nacionalidade ou com Residência, a um dos seguintes países: ARGENTINA COLÔMBIA, COSTA RICA, MÉXICO, PARAGUAI, PERU OU URUGUAI - participantes do Ibermúsicas (Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas).
O Festival e a Residência tem a parceria do espaço independente DA HAUS
Comissão de seleção:
Rodrigo Gontijo, Rodrigo Lima, Thiago Cury, Da Haus
CRIAÇÃO MUSICAL-VISUAL:
MULHERES CRIADORAS
Em 2016, inauguramos o PRÊMIO DE CRIAÇÃO MUSICAL-VISUAL: MULHERES CRIADORAS, que visa estimular autoras na criação de trabalhos que se situam na interseção entre a música e o meio visual.
O PRÊMIO DE CRIAÇÃO MUSICAL-VISUAL: ARTIVISMO (MÚSICA & POLÍTICA) visa estimular a criação de trabalhos que se situam na interseção entre a música e o meio visual e que abordem a temática “Política".
Comissão de seleção:
Alessa Camarinha, Paula Maia, Diana Poepcke, Juliano Gentile, Felipe Merker Castellani, Thiago Cury
SHOWCASES
A Categoria SHOWCASES é destinada a artistas ou grupos de qualquer gênero musical: instrumental experimental, eletrônica, eletroacústica, áudio arte, clássica contemporânea, e sem limites pré-definidos. Um edital voltado exclusivamente para músicos e grupos que experimentam, arriscam e subvertem padrões
Comissão de seleção:
Juliano Gentile, Felipe Merker Castellani, Thiago Cury